Agricultura

Alunos ficam 21 dias em propriedades rurais de Chapadão do Lageado

A Vivência em Agricultura Familiar é obrigatória nos cursos de zootecnia e agronomia da UFSC.

Alunos ficam 21 dias em propriedades rurais de Chapadão do Lageado Foto: Fetaesc / Divulgação

 

55 alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram da disciplina Vivência em Agricultura Familiar (VAF) no município de Chapadão do Lageado durante o mês de agosto. Os estudantes ficaram 21 dias em propriedades rurais para vivenciar na prática o dia a dia dos agricultores e conhecer a realidade da agricultura familiar de Santa Catarina.

A disciplina obrigatória é ministrada no 4º semestre dos cursos de zootecnia e agronomia da UFSC para proporcionar troca de experiências e conhecimentos entre os estudantes e as famílias agricultoras.

A Fetaesc é uma grande parceira da Universidade e apoia a coordenação na seleção e tratativas com o município, além de acompanhar a integração dos jovens com os produtores rurais durante a Vivência. A iniciativa conta também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapadão, Prefeitura e Epagri.

O vice-presidente da Fetaesc, Adriano da Cunha, participou da cerimônia de encerramento na manhã desta sexta-feira (24) e ressaltou a importância da disciplina para o crescimento profissional dos alunos. “A Vivência dos estudantes em propriedades rurais busca formar bons profissionais que, em um futuro próximo, poderão auxiliar os agricultores de Santa Catarina”, salientou Adriano da Cunha.

No semestre passado, durante o mês de março, 42 alunos da Universidade participaram da Vivência no município de Petrolândia, onde famílias agricultoras também abriram as portas de suas propriedades e dividiram suas experiências com os jovens universitários.
 

Por Viviana Ramos / Fetaesc

Outras Notícias