Agricultura

Agricultura Familiar de Ituporanga é destaque em expofeira em Joinville

Agricultura Familiar de Ituporanga é destaque em expofeira em Joinville Fotos: PMI / Divulgação

Já não é novidade que Ituporanga se destaca nos cultivos agrícolas, principalmente pela proporção em nível estadual e nacional da cebola produzida aqui. Porém, outra atividade que vem tomando seu espaço é o cultivo de frutas, hortaliças e produtos coloniais produzidos por agricultores familiares por apresentar forma de cultivo diferenciada.

Um exemplo disso foi a participação do grupo de agricultores que formam o “Sabor do Campo Alimentos Seguros”, que expôs em Joinville durante a Exposuper ACATS 2017 – 30ª Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas entre os dias 20 e 22 de junho. Ituporanga estava entre os 30 expositores da agricultura familiar apresentando produtos de qualidade para toda Santa Catarina.

A oportunidade de participar desta Expofeira é um dos frutos do incentivo, capacitação e orientação que o grupo Sabor do Campo tem recebido através de uma parceria entre o governo municipal de Ituporanga por meio das secretarias de Agricultura e Educação e da Epagri. Com a parceria é possível desenvolver uma série de trabalhos com esses agricultores, reforçando a necessidade de produzir naturalmente, com beleza e qualidade.

Como explica a engenheira agrônoma da Epagri de Ituporanga, Katiucia Micheli Visentainer, o grupo iniciou em 2013 com discussões e conversas para efetivar a compra institucional através do Programa Nacional de Alimentação Escolar e para a Feira Municipal. “Mas o grupo cresceu e se tornouo Sabor do Campo. Saiu um pouco das fronteiras da feira e da alimentação escolar e hoje comercializa também com outras parcerias, que são os supermercados”, contou.

Ela ainda conta que esse é o segundo ano que o grupo expõe na Exposuper, que além de divulgar o trabalho realizado em Ituporanga, serve como incentivo para que os produtores sigam procurando a qualidade do cultivo e melhores condições de comercialização.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Pâmela Medeiros, conta que além da exposição, a feira contribuiu para a formação desses agricultores. “É uma feira com muitas capacitações, palestras voltadas para todas as áreas envolvendo também a gestão. Foi muito importante para o grupo porque para estar apto para o mercado você precisa buscar conhecimento, e sempre buscar melhorar. A mesma qualidade do produto exigido para a alimentação escolar eles tem que garantir também para a comercialização fora, e é o que mantém a marca de alimentos seguros”, disse Pâmela.

A nutricionista, que também acompanhou a formação do grupo, conta que a vontade de produzir era muito forte entre eles, porém, não se tinha o conhecimento necessário para colocar em prática. “Nós conseguimos notar a evolução deles em tudo. Plantio, colheita e distribuição. Os produtos que são entregues e que vão para a mesa dos nossos alunos são, além de saudáveis, bonitos. Não se tem mais a idéia de que o produto sem agrotóxico precisa ser feio”, contou.

Hoje o grupo Sabor do Campo reúne em média 30 famílias da agricultura familiar de Ituporanga, mas é um grupo aberto para outras que queiram e cumpram as exigências de alimentos seguros, sendo que a principal característica é o uso consciente ou inexistente de agrotóxicos.

O secretário da Agricultura do município, Adilson Rode, conta que é importante incentivar esse trabalho e por isso a secretaria cedeu o transporte para o grupo que esteve participando da feira. “Nós vamos sempre apoiar essas idéias que além de promover o nome da cidade, trazem renda e melhora a qualidade de vida do nosso agricultor”, disse.

 

Assessoria de Comunicação

Outras Notícias