Agricultura

Agricultores catarinenses calculam prejuízos em plantações após chuva de granizo

As principais perdas foram nas plantações de cebola, a menos de um mês para o começo da safra.

Agricultores catarinenses calculam prejuízos em plantações após chuva de granizo Galpão na cidade de Aurora foi completamente furado pelo granizo — Foto: Maurício Cattani/ NSC TV

 

Alceu Montibeller é produtor há mais de 30 anos em Aurora no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Na última sexta-feira (25) a chuva de granizo que assolou várias cidades da região deixou estragos e prejuízos em sua lavoura e propriedade. O telhado de seu galpão ficou completamente furado e destruiu toda sua plantação de cebola.

"Muita tristeza, angústia, aflição, a gente não sabe onde se enfiar. Na casa está quebrando telha, galpão quebrando todo", lamentou o agricultor.

A estimativa de perda nas lavouras em Aurora pode chegar a 500 hectares somente no cultivo da cebola. Um prejuízo que vai impactar em cerca de 15 mil toneladas na safra que começa daqui a 30 dias.

"Oito hectares que a gente tinha, foi tudo totalmente comprometido", disse ainda Alceu Montibeller.

"Só no município de Aurora, a gente estima em torno de 30% da área cultivada com cebola foi atingida. Ela já se encontra em um estado no início da bulbificação, é um estágio muito sensível para a cebola", explicou o presidente da Associação dos Produtores de Cebola de Santa Catarina, Jelson Gesser.

 

Granizo também afeta lavoura de fumo

As cidades de ItuporangaAtalanta e Petrolândia também foram atingidas pelo granizo que afetou também outras culturas como a do fumo.

Os três galpões da propriedade da família de Lucas Lippel ficaram totalmente destruídos. Os vizinhos neste sábado doaram telhas pra eles poderem reconstruir o que sobrou da estrutura.

 

Por G1 SC

Outras Notícias