Agricultura

Agricultor de Aurora melhora produção de melancia com sistema de irrigação

Agricultor de Aurora melhora produção de melancia com sistema de irrigação Foto: Epagri / Divulgação / Reprodução

A produção de melancia de Francisco Valdir Hillesheim, de Aurora, estava prejudicada pela falta de chuvas. Para dificultar, ele não tinha reserva de água superficial na propriedade de onde pudesse bombear o recurso para irrigar as plantas. Mas com apoio do Programa SC Rural, o problema foi resolvido.

Para coletar água, foram aproveitados os telhados das benfeitorias da propriedade (galpão e estufa de fumo). Uma cisterna com geomembrana foi construída para armazenar a água e, a partir dessa reserva, foi viabilizada a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento para as plantas. “A vazão de água obtida por planta de melancia é de aproximadamente 3 litros por hora, considerando que são duas fitas por fila de plantas, o que aumenta a área para desenvolvimento de raízes”, explica o extensionista Cristiano Schuch, da Epagri de Aurora.

Já na primeira semana de instalação, o agricultor observou bons resultados no aspecto visual e de desenvolvimento das plantas. “Antes, as plantas estavam com o desenvolvimento comprometido pela seca, que neste ano foi mais intensa que em anos anteriores”, conta Francisco. Com esse sistema, a propriedade se transformou em Unidade de Referência Técnica (URT) para difundir a tecnologia para outros produtores.

O extensionista Almir Kroger, da Epagri do município, salienta a importância do uso da irrigação na horticultura, com adaptações de acordo com as condições de cada propriedade. “Visto que boa parte do território catarinense possui distribuição hídrica superficial relativamente boa e o regime pluviométrico é bem distribuído durante os meses do ano, é possível ofertar água para as plantas de acordo com a necessidade de cada espécie, mesmo em períodos de estiagem”, destaca.

 

reserva água aurora

 

*com informações Epagri 

 

Outras Notícias