Secretário de segurança de SC descarta concurso de soldados da PM em 2018

Secretário de segurança de SC descarta concurso de soldados da PM em 2018

Em dezembro passado, PM formou turma de novos policiais (Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense)

 

Santa Catarina não terá concurso para soldado da Polícia Militar (PM) em 2018. A informação é do secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-SC), Alceu de Oliveira Pinto Junior. Em entrevista na rádio CBN Diário na manhã desta sexta-feira ele descartou a possibilidade. No ano passado, o então governador Raimundo Colombo (PSD) reiteradamente insistia na necessidade de contratações anuais para a corporação para reposição das aposentadorias e saídas.

Atualmente, são 10.611 servidores na PM catarinense, de acordo com dados do Portal de Transparência do governo do Estado referentes ao mês de abril. Mesmo com a formatura de 924 policiais em dezembro de 2017, o efetivo é menor do que há seis anos. Em agosto de 2012, dado mais antigo disponível para consulta, eram 10.939 trabalhadores.

Segundo o secretário dois fatos prejudicam um novo concurso neste ano. Além disso, Oliveira garantiu que os outros processos seletivos em andamento terão prosseguimento:

— Os concursos que estão em andamento terão continuidade normal, mas esse ano, novos concursos, levando em consideração as limitações orçamentárias e o próprio ano eleitoral, não acredito que seja possível.

Pela legislação eleitoral, é vedada contratação de novos servidores em ano de eleição no período de três meses antes do pleito até a data da posse dos vencedores. Há concursos em andamento no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil e no Instituto Geral de Perícias (IGP).

 

Por Ânderson Silva

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE