Bombeiros retiram mais de 200 pessoas em simulação de explosão, em Palhoça

Bombeiros retiram mais de 200 pessoas em simulação de explosão, em Palhoça

Foto: Betina Humeres / Diario Catarinense

 

Intensa movimentação de 60 bombeiros, sirenes de viaturas, carros da Defesa Civil e da Guarda Municipal para atender um vazamento de gás seguido de explosão. Para os desavisados este cenário poderia assustar mas, era uma simulação realizada no Shopping Via Catarina, Hotel Slavieiro e Supermercados Giassi, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

No total, segundo os bombeiros, mais de 200 pessoas, entre funcionários e clientes dos estabelecimentos, participaram da simulação. Eles não foram avisados da ocorrência, para que assim fosse possível criar uma atmosfera realista para a ação. 

A simulação possibilitou entender o comportamento das possíveis vítimas e também apontar algumas falhas na condução da emergência, explica o sargento do Corpo de Bombeiros, Claudio Luiz Andrade:

- Esta simulação serve como laboratório para todas as forças de segurança. Fui uma operação que conseguiu apontar algumas falhas possíveis, como por exemplo o espaço para retirada das pessoas. Foi possível ainda entender como se portar em um momento de tensão como este. Mas, de uma maneira geral o saldo é positivo. Conseguimos evacuar completamente os prédios em um tempo razoável - disse.

De acordo com Andrade, em caso de uma situação real é importante manter a calma e seguir as instruções dos brigadistas dos estabelecimentos.  Também participaram da ação a SC GÁS, os agente de trânsito de Palhoça bem como outros setores envolvidos.

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE