Não deve faltar combustível nos postos de SC no fim de semana, diz sindicato

Não deve faltar combustível nos postos de SC no fim de semana, diz sindicato

A previsão é que o abastecimento em SC se normalize em até sete dias (Foto: Cristiano Estrela / DC)

 

Os catarinenses não devem ficar sem gasolina neste fim de semana, conforme informações de sindicatos do setor. Com o fim da greve dos caminhoneiros, os postos de combustíveis do Estado estão sendo reabastecidos gradativamente. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina (Sindipetro), os terminais da Transpetro e outras bases estão funcionando nesta sexta-feira (1º de junho) e também devem abrir no sábado (2). A medida é para garantir que nenhuma cidade fique sem o combustível.  

De acordo com o presidente do Sindipetro, Luiz Antonio Amin, a previsão é que o abastecimento em SC se normalize em até sete dias. As regiões Oeste, Sul e Serra catarinense ainda têm dificuldades porque as distribuidoras precisam buscar o combustível de caminhão em uma das bases em Araucária (PR), Passo Fundo (RS) ou Canos (RS). Por isso, alguns postos podem ficar sem gasolina temporariamente.

— O volume é muito grande e o aglomero de caminhões também. Em um ou outro posto pode faltar combustível, não serão 100% que vão conseguir abastecer de hoje (sexta-feira) para amanhã (sábado), mas acredito que nenhuma cidade vai ficar sem gasolina. Estamos pedindo para a população ter paciência, não fazer aglomero em filas, porque todos os postos vão receber produtos, e no mais tardar até semana que vem vai estar tudo normalizado — garante.

Já no Norte e Litoral a situação é mais tranquila. De acordo com Amin, isso acontece porque os terminais da Transpetro, em Guaramirim, Itajaí e Biguaçu, são abastecidos por dutos que vêm direto de Araucária (PR). Por isso, o processo de distribuição aos postos é mais rápido. Em Joinville, por exemplo, 80% dos postos já estão abastecidos.

Na Grande Florianópolis, os estabelecimentos estão recebendo combustível gradativamente. De acordo com o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), Joel Fernandes, o abastecimento dos postos está garantido até sábado, quando os terminais da Transpetro vão funcionar. O sindicato negocia para que a Petrobras abra também no domingo. Se isso acontecer, a postos da Grande Florianópolis devem estar regularizados até segunda-feira (4).

 

Por Dayane Bazzo

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE