Mecânico que vive em SC constrói aeronave com motor de Fusca

Motor de automóvel foi adaptado. Pequeno avião voo de São Paulo até Porto Belo em menos de duas horas.

Mecânico que vive em SC constrói aeronave com motor de Fusca

Pequeno avião foi construído por morador de SC (Foto: NSC TV/Reprodução)

 

Um morador de Porto Belo, no Litoral Norte catarinense, construiu a própria aeronave usando o motor de um Fusca. O mecânico de aeronaves Elvis Hein levou dois anos na construção, que é realização de um sonho pessoal que começou em 1982 ,quando ele ainda fazia aeromodelos. “Construir um avião já é bacana. Mas construir e voar no avião, é mais ainda”, afirma.

O motor de Fusca foi adaptado para ficar mais potente. O pequeno avião tem 1,45 metro de altura. Foram dois anos de trabalho e quase R$ 200 mil de investimento.

 

“Eu já desenhava meus aviões e um dia eu desenhei ele. Pequenininho e construí com 1,20 m de envergadura, um aeromodelo pequeno. Aí foram passando os anos, fabriquei alguns para amigos e por fim fiz ele. Fiz os desenhos, planejei tudo, mas teve um engenheiro que fez todos os cálculos”, detalha o mecânico, que tem uma oficina em um condomínio aeronáutico de Porto Belo.

 

Ele garante que o avião é seguro e em caso de falha estrutural ou de comandos, é só acionar uma alavanca que abre um paraquedas que suspende toda a aeronave. “É super seguro, assusta pelo tamanho e designer arrojado, mas é muito estável para voar”, diz Hein.

O avião tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para voar e já voou de São Paulo a Santa Catarina em menos de duas horas.

 

Por G1 SC

Outras Notícias

PUBLICIDADE