Foragido da Justiça há 20 anos é preso durante operação da Polícia Federal em SC

Foragido da Justiça há 20 anos é preso durante operação da Polícia Federal em SC

Foto: Eduardo Cristófoli / Arquivo Pessoal

 

Um homem foragido há 20 anos e uma mulher foram presos preventivamente na manhã desta terça-feira durante a Operação Mentionica, que mobilizou agentes da Polícia Federal em Blumenau. Ele já havia sido condenado em Matinhos-PR pelo crime de lavagem de dinheiro e deportado da França pela prática de roubo após utilizar entorpecentes conhecidos como "Boa Noite Cinderela".

A Operação Mentionica é o desdobramento de uma prisão em flagrante realizada na BR-101 em 16 de abril. Na época, o criminoso foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 20 mil dólares em dinheiro e diversas moedas estrangeiras, as quais não foram comunicadas à repartição federal após o seu retorno do exterior. Também foram encontrados comprimidos utilizados no golpe "Boa Noite Cinderela".

Para não comparecer à Justiça durante esses anos, o criminoso utilizou diversas identidades falsas em seus documentos, incluindo o passaporte com o qual viajou para o exterior. Ele e sua companheira também estavam movimentando grandes quantias de dinheiro, inclusive com viagens frequentes ao Uruguai e Paraguai. De acordo com as investigações, essas condutas relacionam os suspeitos ao crime de lavagem de dinheiro.

Além de prender a dupla, a operação ainda cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade, sendo um deles em um prédio residencial na rua João Pessoa. O nome Mentionica tem origem no latim mendacium, que remete ao termo mentir e faz relação com as diversas práticas de falsidade ideológica utilizadas para despistar a Justiça.

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE