Eleitores de SC tem até quarta (9) para regularizar título

Atendimento no TRE deve ser agendado no site do órgão, que informa local e data.

Eleitores de SC tem até quarta (9) para regularizar título

Prazo para regularizar situação eleitoral termina nesta quarta-feira (Foto: TV Globo/Reprodução)

 

Até a próxima quarta-feira (9), eleitores de Santa Catarina que precisam tirar o primeiro título ou regularizar sua situação eleitoral devem comparecer ao cartório eleitoral responsável pela sua cidade. O prazo não será prorrogado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

Obrigatoriamente, devem comparecer eleitores que completam 19 anos até a próxima eleição e ainda não têm título. Também deve comparecer quem não fez cadastramento biométrico obrigatório e teve a inscrição eleitoral cancelada.

Para saber se no seu município o cadastramento é obrigatório, basta acessar o site do TRE-SC.Para ter certeza da sua situação eleitoral, acesse a página do TSE.

Para atendimento, é preciso agendar no site do TRE-SC. Nesta segunda (7), até quarta, os cartórios eleitorais e postos de atendimento terão horário especial, das 9h às 17h. Apenas o posto de Anchieta funcionará das 12h às 17h e o de Cunha Porã das 12h às 19h.

O comprovante do agendamento informa o endereço do local de atendimento e os documentos a serem apresentados para a biometria.

 

Documentação necessária

  • documento oficial de identidade com foto
  • Comprovante de domicílio recente, referente aos últimos 3 meses.
  • Homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar.

 

Atualização cadastral

O cadastramento é gratuito e pode ser feito em poucos minutos. Os dados pessoais, como nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial e outros, são atualizados.

Ainda é registrada a assinatura, em formato digital, foto e impressões digitais de todos os dedos de ambas as mãos. Concluído o processo, o título eleitoral é atualizado.

 

E quem não votar?

Quem não vota nem justifica está sujeito a restrições como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público. Maiores de 70 anos não são obrigados a votar, mas se quiserem, devem fazer o cadastro biométrico. Eles não sofrem punição se não votarem.

Para conferir quais cidades tiveram a revisão do eleitorado, quais não passaram por esse processo e onde a biometria ainda não é obrigatória clique neste link.

 

Por G1 SC

Outras Notícias

PUBLICIDADE