Ainda falta diesel e etanol em postos de Santa Catarina

Ainda falta diesel e etanol em postos de Santa Catarina

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

 

Aos poucos a normalidade está de volta ao cotidiano dos catarinenses. Postos de combustíveis, supermercados e demais serviços essenciais voltaram a funcionar sem problemas nesta segunda-feira. 

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), Lurran Nascimento de Souza, ao menos 90% dos postos da Grande Florianópolis têm gasolina disponível. Diesel e etanol ainda estão em falta em grande parte dos estabelecimentos, informou o sindicalista. 

- Os postos aguardavam o desconto prometido pelo governo e por isso não compraram o diesel para evitar o repasse do valor integral aos consumidores. Em relação ao etanol há um entrave logístico. Acredito que até quinta-feira a situação esteja normalizada - explica o dirigente. 

Segundo Souza, o fim de semana foi de poucas filas principalmente nos postos da região central e continental de Florianópolis. A situação se repetiu nos municípios da Região Metropolitana. 

O problema está nos postos que ficam no extremo da ilha, que têm enfrentado dificuldade para receber grandes cargas. Conforme Souza, a situação tende a se normalizar no decorrer da semana. 

- Os postos da cidade priorizaram receber gasolina, pois a frota urbana é majoritariamente abastecida por esse tipo de combustível. O diesel está disponível nos estabelecimentos que ficam nas margens das rodovias. No fim do protesto dos caminhoneiros, quando o produto chegava, os postos não conseguiram ficar nem quatro horas com estoque. Agora a situação está melhorando e tende a normalizar até fim de semana - garantiu o sindicalista. 

A mesma situação é verificada ao redor do Estado. De acordo com o Sindipetro/SC, entidade que representa os estabelecimentos em Santa Catarina, a maioria dos postos estão com combustível, principalmente gasolina. Só há problemas de distribuição em locais de difícil acesso. Há problemas para quem buscar etanol e diesel, mas essa situação deve se normalizar dentro de 72 horas, informou a assessoria de imprensa do sindicato.

O transporte público em Florianópolis e nas cidades que compõem a região metropolitana também estão circulando sem problemas e o abastecimento dos veículos é feito normalmente. 

RECUPERAÇÃO É GRADUAL, DIZ ASSOCIAÇÃO DE SUPERMERCADOS

Os supermercados também voltaram a se abastecidos, principalmente em relação à frutas, legumes, verduras e produtos perecíveis, como laticínios e carnes frescas. Os produtos que precisam vir de Estados do Nordeste e Sudeste do país permanecem em falta em alguns estabelecimentos. Há falta de mamão, melão, abacaxi e manga, pois Santa Catarina não é produtor destas frutas.

Por isso,  a Associação Catarinense de Supermercados fala em recuperação gradual do estoque de produtos. Na visão dos supermercadistas as operações só estarão plenamente normalizadas, com grande oferta de itens e marcas, daqui a 10 dias.

 

Por César Rosati

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE