SC tem melhor janeiro para o emprego desde 2014

SC tem melhor janeiro para o emprego desde 2014

Foto: Marco Favero / Diário Catarinense

 

Santa Catarina criou 17,3 mil postos de trabalho formais em janeiro, o maior nível para o período desde 2014, quando o Estado abriu 18,3 mil vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho. Com isso, foi o terceiro Estado que mais criou vagas no país, atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil, foram abertas 77,3 mil vagas. 

Como ocorreu no ano passado, em janeiro foi a indústria de transformação que puxou o saldo positivo ao abrir 8 mil vagas, com destaque para o segmento têxtil e do vestuário, que repondeu por 2,7 mil. Depois da indústria, os setores que mais criaram postos de trabalho foram os serviços (4,8 mil) e a agropecuária (4,1 mil). Dos oito setores analisados, apenas o comércio registrou resultado negativo, com fechamento de 1,8 mil, o que pode ser atribuído, em parte, ao fim de contratos temporários de final de ano. 

Caged X PNAD Contínua

É importante diferenciar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), levantamento do Ministério do Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, do IBGE. O Caged leva em conta o saldo de empregos e contabiliza apenas saldo de vagas (admissões menos demissões) com carteira assinada. O índice do IBGE analisa o estoque da força de trabalho desocupada, e leva em conta ocupações com ou sem carteira. 

 

Por Diário Catarinense 

Outras Notícias

PUBLICIDADE