Santa Catarina registra crescimento de 52,6% nas vendas de veículos em abril

Santa Catarina registra crescimento de 52,6% nas vendas de veículos em abril

Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

 

O mercado de veículos novos em Santa Catarina manteve o cenário positivo do primeiro trimestre do ano e registrou alta nas vendas em abril. Foram emplacadas 16,2 mil unidades contra 10,6 mil no mesmo mês de 2017, incremento de 52,6%, o maior percentual da série histórica. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quinta-feira.

Embora o crescimento anime o setor, o mercado ainda está longe dos níveis pré-crise. Para se ter uma ideia, em abril de 2014 foram emplacados 20,8 mil veículos. Mesmo assim, o desempenho das concessionárias está melhor do que em 2016, quando foram vendidas 11,6 mil unidades no Estado. 

Santa Catarina seguiu o cenário nacional. No país, apesar de menor, a alta foi de 34,8% em abril ante o mesmo mês de 2017. O segmento de automóveis e comerciais leves,  responsável por 66,5% do mercado nacional, cresceu 37,83% no país. No Estado, a alta é de 46,7 para este mesmo recorte. 

No acumulado do ano (janeiro a abril), Santa Catarina comercializou 58,9 mil veículos contra 46,3 mil de 2017 (27,2%). O crescimento está acima da expectativa do mercado catarinense, que estima crescimento de 10% neste ano. 

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção, a queda na taxa de juros, aliada à redução da inadimplência, mantém a escalada positiva nas vendas. 

— Atualmente, a inadimplência da carteira de crédito, com recursos livres para pessoas físicas, é de 2,5%, e para pessoas jurídicas é de 3,6%. Estes resultados são os menores desde abril de 2011, fatores que favorecem a oferta de crédito pelas instituições — acrescenta Assumpção.

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE