72% dos brasileiros que tentam parar de fumar não conseguem, diz estudo

72% dos brasileiros que tentam parar de fumar não conseguem, diz estudo

Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

 

Para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, nesta quinta-feira (31), a Fundação Para um Mundo Livre de Fumo (Foundation for a Smoke-Free World, no original) divulgou uma pesquisa revelando que 72% dos brasileiros que tentaram parar de fumar não tiveram sucesso. 

— Os dados mostram o que sabemos há décadas: que muitos fumantes têm o desejo de parar, mas não encontram os meios para isso — afirma o presidente da Fundação, Derek Yach. 

A entidade informa que o tabaco é responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas anualmente. Ela também destaca que aproximadamente 80% dos fumantes no mundo vivem em países de baixa e média renda, onde as doenças e mortes relacionadas ao tabaco são maiores. No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas fumam todos os dias.

— É evidente que houve avanços significativos no Brasil, mas ainda há muito trabalho a ser feito — completa o ex-diretor executivo para doenças não transmissíveis e saúde mental da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Outros dados dos estudo revelam que 83% dos fumantes relataram que estão "bem informados" sobre o impacto do tabagismo na saúde, 69% disseram que planejam parar e 57% comunicaram que precisariam de ajuda para conseguir largar o vício.

Organização independente dos Estados Unidos, a Smoke-Free financia pesquisas e apoia iniciativas colaborativas para acelerar o progresso na redução de danos e mortes por tabagismo em todo o mundo. 

 

Por GaúchaZH

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE