Rússia 2018: Tite convoca Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

Catarinense de Jaraguá do Sul faz parte da lista de convocados.

Rússia 2018: Tite convoca Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

Foto: EBC / Divulgação

 

Lealdade. Um dos lemas seguidos à risca por Tite foi mais uma vez colocado em prática pelo treinador nesta segunda-feira no anúncio dos 23 convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Sem surpresas na lista, o comandante eliminou as dúvidas que tinha em quase todas as posições e chamou atletas que vinha convocando habitualmente. Os lugares vagos foram preenchidos com os laterais Danilo, Fagner e Filipe Luís, o zagueiro Geromel, o meia Fred e o atacante Taison. 

Natural de Jaraguá do Sul, o lateral Filipe Luís começou a carreira pelo Figueirense, onde foi bicampeão estadual em 2003 e 2004 antes de partir para a Europa. O primeiro clube no Velho Continente foi o Ajax, da Holanda, mas se destacou na Espanha. Defendeu o La Coruña entre 2006 e 2010 e depois o Atlético de Madrid, de 2010 a 2014. Neste período, esteve na mira de Dunga e Felipão para as Copas do Mundo, mas não foi chamado. 

A principal baixa na lista é o lateral-direito Daniel Alves, que era cotado para ser o capitão brasileiro na Copa do Mundo. Na semana passada, o jogador lesionou o joelho em uma partida pelo PSG. Após ser avaliado pelo médico Rodrigo Lasmar, em Paris, ele foi vetado para o Mundial e terá que passar por cirurgia. A previsão de retorno aos gramados é entre seis e oito meses, o que afastar qualquer possibilidade de atuar na Rússia.

A apresentação acontece na próxima semana, dia 21, na Granja Comary, em Teresópolis. Neste primeiro momento, Marcelo, Casemiro e Firmino são ausências. O trio está envolvido na final da Liga dos Campeões, que terá o confronto entre Real Madrid e Liverpool. Eles são aguardados no dia 28, em Londres, onde a Seleção Brasileira dará sequência à preparação buscando uma adaptação mais adequada ao clima europeu e também ao fuso horário.

O cronograma ainda prevê dois amistosos antes do embarque à Rússia. No dia 3 de junho, a Seleção Brasileira enfrenta a Croácia, em Liverpool, na Inglaterra. No dia 10, o duelo é diante da Áustria, em Viena. A chegada em Sochi, local que vai ser o CT do Brasil, está previsto para o dia 11. A primeira partida na Copa é dia 17, frente à Suíça, em Rostov.  No dia 22, o duelo é contra a Costa Rica, em São Petersburgo, e no dia 27 a partida diante da Sérvia, em Moscou. 

Os 23 convocados para a Copa do Mundo

Goleiros

Alisson (Roma)

Ederson (Manchester City)

Cássio (Corinthians)

Laterais

Danilo (Manchester City)

Fagner (Corinthians)

Marcelo (Real Madrid)

Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Zagueiros

Miranda (Inter de Milão)

Marquinhos (PSG)

Thiago Silva (PSG)

Geromel (Grêmio)

Meio-campistas 

Casemiro (Real Madrid)

Fernandinho (Manchester City)

Fred (Shakhtar)

Renato Augusto (Beijing Guoan)

Paulinho (Barcelona)

Philippe Coutinho (Barcelona)

Willian (Chelsea)

Atacantes

Douglas Costa (Juventus)

Gabriel Jesus (Manchester City)

Neymar (PSG)

Roberto Firmino (Liverpool)

Taison (Shakhtar)

 

Por Guto Marchiori

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE