Segurança

Presídio Regional de Rio do Sul não receberá viatura do Estado

Presídio Regional de Rio do Sul não receberá viatura do Estado Foto: DAV / Reprodução

Quatro meses depois do início da interdição que impede a prisão de pessoas de outras comarcas no Presídio Regional de Rio do Sul, o sistema prisional da região continua com dificuldades. Na segunda-feira (10), um homem foi preso por furto em Pouso Redondo, mas, ontem, ele ainda estava na delegacia esperando por uma vaga. De acordo com o Diretor do Presídio de Rio do Sul, Eduardo Weber Xavier, estão presas 242 pessoas no complexo da Estrada Geral da Serra Canoas. O presídio tem capacidade para 213. São 181 vagas masculinas e 32 vagas femininas. Dos detidos, 34 são mulheres e 147 homens.

Além da questão da população carcerária, o complexo trabalha com outras necessidades. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina anunciou a aquisição e distribuição de 21 novas viaturas de transporte de presos. De acordo com as informações do Governo do Estado, são 21 veículos do tipo furgão que serão adaptados para o transporte de presos. Contudo, a região não será contemplada com nenhuma viatura. Os carros irão para outras regiões do estado. No Vale do Itajaí, serão contemplados os presídios de Blumenau e Itajaí. A cidade de Lages também vai receber um veículo.

Em entrevista, o diretor do Presídio Regional falou sobre a necessidade de mais uma viatura. “Existem algumas viaturas aqui, mas elas já têm muitos anos de uso e frequentemente precisam de manutenção e pelo atendimento a oito comarcas frequentemente é feito por aqui então uma a mais seria o ideal”, disse Xavier.

 

Por Suellen Venturini

Diário do Alto Vale

Outras Notícias