Segurança

Polícia Militar expande a Rede de Vizinhos em Ituporanga

Polícia Militar expande a Rede de Vizinhos em Ituporanga Foto: Divulgação

 

O comando da 4ª Companhia (Cia) do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciou nesta quarta-feira, 21, um processo de expansão da Rede de Vizinhos no município de Ituporanga.

Nesta etapa, serão abrangidos os bairros Centro, Santo Antônio, Jardim América, Gabiroba e Boa Vista, com a criação de novos grupos em meados de abril. Para tanto, a PM convida os moradores e comerciantes destes bairros para participação de reuniões de criação do programa, conforme, cronograma e datas abaixo:

Calendário de reuniões - Rede de Vizinhos/Ituporanga

17/04/2018 - às 19h30min - local: Câmara de Vereadores de Ituporanga - moradores/comerciantes do Centro;

18/04/2018 - às 19h30min - local: Câmara de Vereadores de Ituporanga - moradores/comerciantes dos bairros Santo Antônio e Jardim América;

19/04/2018 - às 19h30min - local: Câmara de Vereadores de Ituporanga - moradores do Bairro Gabiroba;

20/04/2018 - às 19h30min - local: Câmara de Vereadores de Ituporanga - moradores/comerciantes do Bairro Boa Vista.

Do dia 21 de março até às vésperas das reuniões, diariamente, as equipes de policiais militares de serviço de Ituporanga realizarão rondas programadas e visitas nas residências e comércios dos bairros acima citados, com o intuito de entregar convites para a reunião e também disponibilizar ficha de cadastro aos que pretendem participar da programa.

Nas residências em que os moradores estiverem ausentes, os policiais deixarão convite na caixa de correios ou em outro local adequado, no qual constará contato telefônico da Corporação para sanar eventuais dúvidas acerca do programa e acerca das reuniões previstas.

Neste processo, serão mantidos contatos com as lideranças dos bairros (presidentes de associações de bairros e demais pessoas que exerçam influencia na comunidade), visando sensibilizá-los à participarem do programa e também para que possam mobilizar o maior número de participantes.

A "Rede de Vizinhos" é uma ação estratégica de prevenção que busca parcerias com a comunidade, tendo como objetivo coibir práticas delitivas e desordens, além de servir como forma de estimulo à cidadania ativa, através de estreitamento de laços entre os próprios vizinhos e a Polícia Militar, para o desenvolvimento de ações preventivas e de reforço à segurança pública local.

É importante salientar, por fim, que quanto maior a participação e adesão dos moradores, comerciantes e empresários, maiores serão as possibilidades de construção de uma cidade mais tranquila e ordeira, ideal que todos perseguem, em prol das boas relações de convívio e na incessante busca da paz social e segurança das pessoas.

 

Texto: capitão Vanilo Vignola, da 4ªCia/13ºBPM

Por Soldado Jerusa Fronza

Outras Notícias