Segurança

PM expande Rede de Segurança Rural em Atalanta

PM expande Rede de Segurança Rural em Atalanta Fotos: Divulgação / 13º BPM

 

A noite da última segunda-feira,15, foi de mais uma reunião em Atalanta com objetivo de expansão do programa Rede de Segurança Rural. Em Atalanta, a iniciativa foi chamada de Patrulha Rural, através de um projeto piloto iniciado em 2017.

 

 

Nesta etapa de expansão, foram contemplados os moradores das comunidades São João e São Miguel, interior de Atalanta, os quais receberam explicações dos policiais militares do município, do tenente-coronel Renato Abreu e do comandante da 4ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar, capitão Vanilo Vignola.

 

 

 

O projeto piloto foi implantado em Atalanta em novembro de 2017, sendo apresentado inicialmente à comunidade de Alto Dona Luíza. Em fevereiro do mesmo ano, foi implantado na comunidade de Santo Antônio.

Nesta estratégia de policiamento, cada agricultor é cadastrado em um banco de dados da PM, e depois adicionado em um grupo de Whatsapp, nos moldes da Rede de Vizinhos.

No cadastro, além de conter os dados do morador, também há um banco de imagens de objetos e bens de valor que os agricultores possuem. Tais imagens permanecem armazenadas em banco de dados sistematizado mantido pela Corporação e tem grande relevância na eventualidade de ocorrência de crimes patrimoniais, facilitando o trabalho policial no processo de identificação, localização e recuperação de tais objetos.

O projeto piloto foi levado ao conhecimento do Estado Maior da Polícia Militar, culminando na criação de um grupo de estudo que conta também com a participação de policiais militares de algumas unidades policiais militares onde também já projetos pilotos em andamento.

Com isso, está se estabelecendo um projeto institucional de abrangência estadual, cujo nome foi intitulado de Rede de Segurança Rural.

 

 

Após as etapas iniciais de sensibilização da comunidade no processo de adesão, as propriedades rurais serão identificadas com placas do programa.

O programa é um estímulo para que a população atue de modo integrado com a Polícia Militar, cooperando para prevenção de crimes e vigilância natural, estabelecendo-se laços de proximidade entre o homem do campo e os policiais militares.

"A Patrulha Rural já mostra resultados positivos, além de redução de crimes na área rural também teve recuperação de objetos furtados e prisão do autor, isso garante que estamos no caminho certo. A vigilância natural com apoio dos moradores garante mais segurança”, relatou o responsável pelo destacamento de Atalanta, cabo José Ademir Fonseca.

Durante o evento, ocorreu a entrega da arma não letal (Spark), uma viatura Blazer, reformada com o apoio do Poder Executivo Municipal através de convênio, a qual será utilizada ao policiamento ostensivo nas localidades de interior de Atalanta.

 

 

 

O prefeito Juarez Miguel Rodermel, destacou que o investimento em segurança é para o bem da comunidade. “Atalanta vem ganhando muito com a segurança, e isso é importante, já que quando há investimento na área, os moradores e comerciantes ficam tranquilos. Hoje o município tem baixo índice de assalto, graças ao investimento e trabalho dos policiais que atuam hoje na cidade”, destaca o prefeito.

 

 

Texto: capitão Vanilo Vignola – Comandante da 4ª Cia/13º BPM

Por: Soldado Jerusa Fronza

Outras Notícias