Saúde

Atividade sobre Alimentação Saudável é realizada em Ituporanga

Atividade sobre Alimentação Saudável é realizada em Ituporanga Foto: PMI/Divulgação

 

No dia 16 de outubro é considerado o Dia Mundial da Alimentação Saudável. E para comemorar a data, a diretora da Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Ituporanga, que também é coordenadora do Projeto Verde é Vida no município, Cristiane Hinckel, resolveu conciliar os dois projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino: Alimentação Escolar e Projeto Verde é Vida, já que o tema do Projeto neste ano é Alimentação Saudável.

Através da parceria já existente entre Prefeitura, Epagri e agricultores familiares, definiu-se que a atividade relacionada à Alimentação Saudável ocorreria com os Centros Educacionais que fazem parte do Projeto Verde é Vida: CE. Leandro dos Santos, CE. Professor Curt Hamm e CE. Pedro Júlio Müller. Os alunos que fizeram parte da atividade são os que compõem o grupo ambiental de cada CE, alunos que já têm o papel de disseminadores de conhecimento na comunidade escolar e na sociedade em que vivem.

Então nesta segunda-feira, 16 de outubro, aconteceu a visita a propriedade de José David Eger e Joel Eger e à propriedade do sr Pedro Donizete. A ideia foi de levar os alunos para que conhecessem a origem do alimento que têm disponível na Alimentação Escolar, sua forma de produção e todo o processo que o alimento sofre até chegar à mesa na hora da refeição.

“Como o tema é Alimentação Saudável, gostaríamos de mostrar aos alunos que alimentação saudável não se resume somente ao consumo de frutas e verduras, mas também à forma como esse alimento é cultivado”, disse a coordenadora Cristiane.

No sítio Eger, a agricultora Sandra conversou com os alunos sobre a forma de produção do morango, as alternativas utilizadas na diminuição do uso de agrotóxicos; a agrônoma Katiucia Micheli Visentainer mencionou que, assim como os seres humanos precisam de carinho e atenção para que se desenvolvam de forma saudável, as plantas têm a mesma necessidade. E que, assim como nós necessitamos de "medicamentos" como adoecemos, as plantas precisam do auxílio químico (agrotóxicos) somente quando adoecem, também.

A diretora da Alimentação Escolar, Cristiane, aproveitou a conversa e mencionou que o assunto estava sendo exposto justamente pela "médica das plantas", a agrônoma.

Após as crianças terem conhecido a estufa onde ficam os morangos, foram encaminhadas para o galpão onde foram recepcionadas com bolo de cenoura, bolo de morango, suco de morango natural, sorvete de morango, pão caseiro, queijo colonial e geléia de morango. Tudo preparado por Reinilda e Sandra, agricultoras, mulheres de José David Eger e Joel Eger, respectivamente.

Após o café, as crianças foram dirigidas ao sítio do senhor Pedro Donizete, onde receberam orientação na forma de produção utilizando palhada e recuperação do solo, utilizando o termo: QUANDO O SOL ESTÁ FORTE, VOCÊ GOSTA DE FICAR NA SOMBRA OU NO SOL? A planta é a mesma coisa!

Seu Donizete disponibilizou brócolis aos alunos e os levou a passear por uma trilha, na propriedade dele, que levava à propriedade vizinha (da filha), mostrando o quanto é importante cultivar o alimento seguro e preservar a natureza, ao mesmo tempo.

Toda a atividade foi acompanhada pela nutricionista da Secretaria de Educação, Pâmela Medeiros.


Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Ituporanga

Outras Notícias