Saúde

Agrotóxicos estão entre os fatores que podem influenciar a puberdade precoce

No Alto Vale, casos passam por acompanhamento de especialistas e exigem atenção dos pais.

Agrotóxicos estão entre os fatores que podem influenciar a puberdade precoce Foto: Divulgação

 

Você já teve a impressão de que seu filho está crescendo rápido demais? Talvez ele realmente esteja. Esse crescimento pode estar associado ao desenvolvimento de caracteres sexuais e então ser chamado de puberdade precoce, um assunto pouco discutido, mas que tem chamado a atenção de pais e especialistas no Alto Vale, que relacionam o fato ao uso em excesso de agrotóxicos, inseticidas e produtos à base de soja.

O aparecimento de mamas, menstruação, pelos pubianos e aumento dos testículos antes da hora, pode ser caracterizado como puberdade precoce. “É uma fase que exige atenção dos pais. Olhe para o seu filho, veja as mudanças que estão acontecendo no corpo dele, é preciso entender até onde isso pode ser normal”, esclarece a endocrinologista e pediatra, Michele Gatti C. Vieira.

Segundo ela, a puberdade precoce pode sim estar ligada ao consumo excessivo de produtos à base de soja, inseticidas e agrotóxicos. “É o que chamamos de disruptores endócrinos ou desreguladores endócrinos. Uma interferência desses produtos, que atuam no nosso corpo, e desregula toda a função hormonal, provocando a puberdade precoce nas crianças”, explica.

A especialista destaca ainda que cada caso deve ser avaliado com cautela. “É normal uma menina de 10 anos já ter a primeira menstruação, por exemplo. Se o corpo dela está pronto, crescido de forma geral, mamas, ossos, não tem nada de anormal. Mas cada caso é um caso e, por isso, é importante uma avaliação e acompanhamento de crescimento”, enfatiza.

Puberdade precoce pode trazer consequências

Toda a atenção em volta do assunto se dá pelas consequências que a puberdade precoce pode causar. A estatura final da criança pode ficar abaixo da expectativa, já que a parada do crescimento também acontece mais cedo, por exemplo. Outro impacto importante está no emocional, quando as crianças se percebem muito diferentes das outras, com altura e formas não condizentes com sua idade.

Tantas modificações corporais e comportamentais costumam gerar uma ansiedade nos pais. “É importante frisar que é considerada puberdade precoce quando o aparecimento do broto mamário ocorre antes dos oito anos em meninas e o aumento do volume testicular ocorre antes dos nove em meninos. De qualquer forma, temos casos que apresentam isso bem antes, e são eles que exigem nossa maior atenção”, finaliza.

 

Por Alinhar Comunicação

Outras Notícias