Política

Ex-prefeito Fumo será secretário em Aurora

Xandão faz uma análise dos dez dias como prefeito e fala sobre a possibilidade de retorno de Fumo ao governo.

Ex-prefeito Fumo será secretário em Aurora Xandão destacou a boa relação com os servidores (Foto: Rafael Beling/DAV)

 

Após dez dias da extinção do mandato do ex-prefeito de Aurora, Alfonso Maria Souza, o Fumo (PMDB), o novo prefeito do município, Alexsandro Kohl, o Xandão (PMDB), fala das atividades à frente do Executivo e garante que assim que Fumo cumprir suas obrigações com a Justiça deverá assumir um cargo de confiança no primeiro escalão do governo. “Já fiz esse convite ao Fumo no dia em que ele foi afastado do cargo. Vamos continuar trabalhando juntos, pois ele estará no governo”, explica Xandão.

A possibilidade é que Fumo assuma a Secretaria de Agricultura, pasta considerada estratégica na gestão. Xandão lembrou que o Plano de Governo apresentado à comunidade foi construído com ideias dos dois e que o trabalho era realizado com consonância. “Nosso gabinete era junto, prefeito e vice. Apenas dei continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado”, conta.

Questionado sobre o impacto do afastamento de Fumo sobre a equipe de trabalho, o prefeito conta que o processo de transição não foi traumático, pois tem uma ótima relação com os servidores. “Todos conhecem suas rotinas de trabalho, inclusive, há dois meses assumi por 30 dias como prefeito, o que permitiu estreitarmos nossa relação com os servidores, que são tão importantes para a administração da nossa cidade”, revela.

Apesar de ser o chefe do Executivo, Xandão deverá ter no ex-prefeito Fumo, e futuro secretário, um grande conselheiro para tomadas de decisões administrativas. “Não gosto de tomar decisões sozinho, portanto, sempre terei o Fumo como um bom conselheiro, assim como nossos vereadores, que sempre contribuem com boas ideias”, revela.

Ações da Prefeitura

Em época de safra, a administração de Aurora foca suas atividades na manutenção e melhorias diversas de estradas vicinais. Segundo Xandão, Aurora possui mais de 1,2 mil quilômetros de vias não pavimentadas.

A localidade de Rio das Pedras, na divisa com Ituporanga, foi patrolada, macadamizada e alargada em alguns pontos. “É uma localidade muito distante da área central do município, tanto que nosso maquinário ficou lá por 15 dias”, explica o prefeito. Além disso, o município viabilizou um britador para ser instalado no local para composição do material utilizado no serviço.

Agora, a prioridade é a localidade do Ribeirão Pacas, onde existem galpões para armazenamento da safra da cebola, resultando em trânsito constante de caminhões e carretas. “Por isso estamos alargando a estrada, para darmos melhores condições aos nossos produtores rurais. Em torno de 20 quilômetros de estrada estão recebendo melhorias”, explica.

Natal em Aurora

O clima natalino toma conta do município. Xandão conta que apesar das dificuldades financeiras ocasionadas pela baixa arrecadação, o aperto nas contas resultou em dinheiro para investimento na decoração de Natal.

O acesso à cidade e a área central devem ganhar maior atenção. As luzes e adornos natalinos contaram com investimentos de empresários da região, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aurora e Prefeitura. “O investimento será de quase R$ 50 mil, sendo que a contribuição do município será de R$ 15 mil”, conta Xandão.

A expectativa é que a inauguração das luzes de Natal seja realizada no dia 1º de dezembro, com horário a ser confirmado. A chegada do Papai Noel está prevista para o dia 16 de dezembro, em grande evento realizado na área central do município. “Estamos finalizando toda a programação junto a Secretaria de Educação”, conta.

Xandão agradeceu o apoio da classe empresarial, CDL e também outros parceiros que possibilitaram ao município a realização desse grande evento.

 

Por Rafael Beling

Diário do Alto Vale

Outras Notícias