ABM decide suspender 41º Torneio de Verão em Rio do Sul

Falta de patrocinadores e dificuldades na montagem das equipes prejudicaram a realização do evento.

ABM decide suspender 41º Torneio de Verão em Rio do Sul

Edição 2015 do Torneio de Verão (Foto: Divulgação)

Durante uma coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta-feira (3), no auditório do Centro Administrativo Prefeito Helmuth Baumgarten, a diretoria da Associação Brejeiros da Madrugada anunciou a suspensão da 41º edição do Torneio de Verão, tradicional evento esportivo da região do Vale do Itajaí que seria realizado em 2016.

De acordo com a diretoria, apesar do excelente nível técnico da edição de 2015, que contou com a participação de quatro equipes de Liga Nacional, percebeu-se que a mudança de local, do tradicional Ginásio Municipal Artenir Werner para o ginásio do Sesi, desagradou o público, e muitos deixaram de assistir as competições.

A mudança de local foi necessária devido a realização da Superliga Nacional, que conta com a participação do Rio do Sul/Equibrasil. Além disso, as dimensões da quadra do Ginásio Municipal Artenir Werner não possuem os requisitos ideais e atuais do futsal, o que inviabiliza a participação de grandes equipes da modalidade nacional.

Outro fator que influenciou a organização do evento, foi a incidência das cheias que assolaram Rio do Sul e diversos municípios do Alto Vale do Itajaí, que estão concentrados na recuperação estrutural das cidades, o que resultou na diminuição nos investimentos que eram fundamentais na montagem das equipes para o Torneio de Verão.

De acordo com o presidente da Associação Brejeiros da Madrugada, Glauco Kuhl, a última enchente agravou as dificuldades financeiras enfrentadas por diversos municípios, o que resultou em poucos recursos para auxílio as equipes. “Sabemos que grande parte dos municípios da região não possuem condições financeiras de dar suporte a montagem das equipes, e isto poderia resultar em menor qualidade técnica durante a competição. Nossa intenção é garantir ao público o alto padrão das competições, e por isso, suspenderemos a 41ª edição do Torneio de Verão”, explica.

A falta de patrocinadores para realização do evento também influenciou diretamente na decisão. “Empresas tradicionais, que sempre nos apoiaram, hoje estão com dificuldades para patrocinar o evento. Cabe a nós organizadores, entender o cenário atual e respeitar a decisão desses empresários que sempre foram nossos parceiros”, afirma Kuhl.

Por fim, a direção da Associação Brejeiros da Madrugada acredita na construção e viabilidade do projeto do novo ginásio municipal, com as dimensões corretas e principalmente, localizado no bairro que sempre foi a casa do Torneio de Verão e que atrai continuamente o público, principal patrimônio desta competição.

A Associação Brejeiros da Madrugada reitera que 2016 será um ano de pausa e a 41ª edição do Torneio de Verão fica condicionada a construção e conclusão do novo ginásio municipal, que será construído dentro dos padrões adequados para a prática da modalidade. “Sabemos do empenho da Prefeitura de Rio do Sul para execução dessa obra, e assim que concluída, o Torneio de Verão, poderá voltar a ser o maior evento de futsal do Vale do Itajaí e uma opção singular de entretenimento para a população que merece não apenas mais um torneio, mas uma competição com a magnitude que a comunidade merece”, finaliza o presidente da Associação Brejeiros da Madrugada.

A coletiva de imprensa também contou com a presença dos membros da Associação Brejeiros da Madrugada, Neri Conte, Pedro Claudino dos Santos e Raul Carlos Pamplona Júnior.

Rafael José Beling / Assessoria de Imprensa

Outras Notícias

PUBLICIDADE