Cultura

Estação Cultural chega a Ituporanga neste sábado

Projeto da Fundação Catarinense de Cultura apresenta gratuitamente a performance “Coisas Que Fazem o Coração Correr Mais Rápido”.

Estação Cultural chega a Ituporanga neste sábado Foto: Divulgação

 

Ituporanga recebe no sábado (9), o Estação Cultural, projeto itinerante da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que apresenta, em sessão gratuita e livre, a performance artística “Coisas que Fazem o Coração Correr Mais Rápido”. A apresentação acontecerá das 9h às 12h, na Praça Frei Gabriel, no Centro. A programação é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da FCC, e a Prefeitura de Ituporanga.

A passagem do Estação por Ituporanga faz parte da primeira etapa do projeto, que será retomado no início de 2018 com a  intensificação da programação que levará oficinas e apresentações artísticas a cerca de 50 municípios, contemplando todas as regiões do Estado. Em sua performance artística “Coisas que Fazem o Coração Correr Mais Rápido”, a atriz Paula Bittencourt oportuniza aos participantes – de forma confidencial – recordações importantes de suas vidas.

Durante a apresentação, a atriz estará caracterizada com a personagem da “Velha”, permanecendo por três horas dentro de uma casinha, onde o público será convidado a entrar, de forma individual, em seu mundo e compartilhar de um universo lúdico, onde a única coisa que importa é dividir afeto e as coisas que fazem o coração correr mais rápido. Vencedor do Prêmio Funarte Artes na Rua 2013, o espetáculo estreou em dezembro de 2014 em Florianópolis e, desde então, já realizou mais de 34 apresentações em diferentes cidades catarinenses.

Sobre o Estação Cultural

O projeto da Fundação Catarinense de Cultura ocorrerá em até 50 municípios no estado de Santa Catarina. A iniciativa é embrião de uma política pública que visa à democratização do acesso às atividades culturais, com atrações de abrangência estadual. O objetivo da FCC é contribuir para atrair diversos tipo de públicos, valorizando ações que fomentem a reflexão e a discussão dos temas abordados e possibilitando a troca de linguagens artísticas e culturais entre as regiões catarinenses.

“O Estação é um projeto de circulação, integração e de estímulo à produção cultural catarinense. São mais de 150 projetos selecionados, mobilizando todas as regiões catarinenses, levando as mais variadas formas de expressão artísticas e também de conhecimento, por meio de oficinas. O que o projeto busca é a valorização do nosso artista, da sua produção e também a formação de público no Estado”, explica o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

O piloto do projeto, intitulado Verão Cultural, ocorreu no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. No total, o projeto atingiu um público de aproximadamente 21 mil pessoas.

Para a seleção desta primeira etapa foram levados em consideração como critério de escolha das apresentações aquelas com melhor classificação no edital promovido pela FCC para escolha das atrações e, também, a disponibilidade dos municípios em receber as atividades. Os demais projetos que foram selecionados serão incluídos em agenda, cuja organização deve começar na próxima semana e tem execução prevista para 2018. 

 

Por Assessoria de Comunicação

Outras Notícias